Desculpa, mas Páscoa é chocolate. Não adianta querer tirar o chocolate da história.
Daí que chocolate é gostoso, lindo, fofo, sexy, etc. Mas também é um treco bastante controverso. Tem sua origem na América Central, lá com o povo asteca e maia e tal. Só que atualmente, as melhores sementes do cacau, fruto que dá origem à receita do chocolate, vêm do Brasil e da África. Vai entender por que diabos o chocolate de alta qualidade é sempre associado à Europa? É, pois é.
A confusão não pára por aí. Trazido ao conhecimento da geral européia pelos espanhóis na época das grandes navegações, parece que foram os franceses que colocaram o chocolate na jogada da Páscoa. Até então algo muito caro e totalmente exótico, ele virou substituto do ouro e das pedras preciosas na fabricação dos ovos que a realeza usava para presentear os nobres na ocasião da festa católica (sabe o ovo Fabergé?).
Enfim, virou e mexeu e essa coisa toda do chocolate ser um "presente fino" se manteve, bem dizer, até a metade do século passado. Era comum o chocolate estar associado às conquistas masculinas, uma das primeiras grandes fichas lançadas pelo homem apaixonado na tentativa de adoçar o coração da mulher amada... (uhuw, falei bonito!)
Mas, com a orkutização do chocolate pela indústria, ele é hoje um presente bacana para todo mundo. Inclusive, para gente que não tem grana para gastar com posterior peeling de cristal e/ou quer evitar choradeira na segunda-feira pós-Páscoa porque as calças não estarão entrando...
Olha aí, minha gente, tem opções em diferentes sabores! Nham! :q
(^) $ 29,00
- Fone de Ouvido Confete, da Gadgetz. Divertido e inusitado fone de ouvido com design que lembra confetes de chocolate. Potência: 15mW. Vem em diferentes cores.
(^) $ 40,00
- Case Chocolate, da Vou Comprar. Case para Iphone, em formato de barra de chocolate.
(^) $ 99,00
- Choco Mouse, da Coisas Geniais. Mouse USB réplica de barra de chocolate com uma pequena mordida na ponta.
Pesquisando sobre a razão do chocolate estar tão atrelado à Páscoa, acabei por encontrar também uma razão filósofica/científica para a coisa. É que comer chocolate é como estar apaixonado, certo? Ambas situações liberam endorfina no cérebo, o que causa uma sensação de extremo prazer ao indivíduo.
Realmente, é parecido. Só que com uma grande diferença: o chocolate sempre acaba e a paixão tem que se renovar. Por fim, creio que essa é a mensagem que a Igreja tenta passar todos os anos com a moral da história da paixão de Cristo... renovação.
Pois renovemos, ao menos, os nossos votos com o chocolate. Feliz Páscoa, povo!
quero o fone!!!! adorei, sensacional
ResponderExcluir